Psicanalista: 5 práticas para manter seu consultório sempre cheio
Sustentar um consultório é uma tarefa árdua, especialmente em tempos de crise financeira. Além de custear os valores de aluguel e as taxas de funcionamento mais básicas, é preciso arcar com os custos dos funcionários — e, ainda, oferecer um ambiente agradável e acolhedor para os pacientes.
Para conquistar isso da melhor forma, uma agenda lotada é fundamental — e o psicanalista inteligente pode se aproveitar de algumas táticas eficazes para atrair e fidelizar seus clientes. Quer descobrir como? Então, no post de hoje, conheça cinco ótimas estratégias para manter seu consultório sempre cheio! Vamos lá?
Invista no ambiente
O primeiro passo para um psicanalista manter seu consultório cheio é investir em um ambiente que atraia e agrade o seu público. E tudo começa na sala de recepção, que é um local por onde todos os pacientes passam e onde permanecem por um tempo razoável. Além disso, a recepção é responsável pela primeira impressão do paciente em relação ao seu consultório.
Procure oferecer uma mobília confortável, revistas atualizadas, televisão ou som ambiente — bem como um bebedouro com água gelada e, se possível, café e biscoitos. A sala de consulta, claro, também é primordial — ela deve ser receptiva, sóbria e contar com um visual que passe credibilidade e competência. Para que tudo isso seja eficaz, seus colaboradores também devem ser bem treinados — e precisam estar preparados para receber bem o paciente e prestar um ótimo atendimento.
Faça parcerias
Trabalhar com parcerias é essencial, e pode ajudar bastante a manter o consultório do psicanalista lotado. Além de convênios, uma boa ideia é trabalhar com outros profissionais, fazendo e recebendo indicações.
Descontos e pacotes para empresas, escolas, cooperativas, sindicatos, outras clínicas e instituições em geral também são importantes. Esse contato pode ajudá-lo a conquistar um espaço maior no mercado — e, assim, criar atalhos para seu sucesso.
Ministre cursos
Ministrar cursos é uma das atitudes que ajuda a promover o seu trabalho e a trazer mais credibilidade para seu nome no mercado. Se você já tem seu consultório, pode fazer isso no próprio local — caso não possua, mais uma vez é hora de fazer parcerias com outros profissionais.
Muitas pessoas têm curiosidade sobre a psicanálise, e essa tática pode ajudar mais do que você pensa! Não precisa pensar, inicialmente, em algo grandioso. Dê um passo de cada vez, faça algo bem-feito — ainda que em proporções menores — e, depois, vá aumentando o alcance de seus cursos conforme a demanda.
Use estratégias eficazes de marketing
Não dá para aparecer para o mercado sem investir em marketing! Mesmo que você não queira — ou possa — gastar muito dinheiro nessa área, é possível fazer marketing barato e muito eficaz através da internet.
Para isso, além de contar com um bom site profissional, o psicanalista deve marcar presença nas redes sociais. Uma fanpage no Facebook ajuda a divulgar o trabalho e pode angariar novos clientes. Um blog também pode ser bem interessante — nele, você pode publicar artigos relacionados com sua especialidade e, assim, demonstrar autoridade e passar confiança aos pacientes e clientes em potencial.
Não se esqueça do pós-consulta
Quem disse que seu trabalho acaba quando a consulta termina? Se você quer ter um consultório sempre cheio, é indispensável ter um bom pós-consulta! Instrua sua secretária a ligar para os pacientes quando ele ficarem muito tempo sem aparecer, lembre-se de enviar e-mails — ainda que automáticos — em datas comemorativas e aniversários, e não se esqueça de colocar-se à disposição para tirar eventuais dúvidas ou questionamentos dos clientes, mesmo após o atendimento.
Essas são algumas estratégias que vão ajudar o psicanalista a manter seu consultório sempre cheio. Você já comprovou a eficácia de alguma em seu próprio consultório? Tem outras dúvidas ou sugestões de táticas? Deixe seu comentário e entre para a conversa!
às
Ótimas ideias, devo acatá-las futuramente. Psicanalista em formação.
às
Ótimas ideias, deverei acatá-las oportunamente.
às
Ótimas dicas, gostei e quero levar para o meu consultório essas dicas.