Saúde mental: 7 formas de ter a mente sã

Nos dias de hoje, muitas pessoas estão preocupadas em conseguir um corpo escultural e ter sucesso financeiro, mas poucas estão realmente interessadas na saúde mental. Talvez por isso seja tão comum ver tanta gente sofrendo com mau humor, ansiedade e estresse, que fazem com que a rotina seja bem mais difícil!

Justamente por isso, cuidar da mente é muito importante. Assim, você se previne desses danos e vive com uma qualidade de vida superior. Se você quer saber como fazer isso, não deixe de ler as dicas que preparamos para você.

Cuide da alimentação

A alimentação, como você já sabe, tem um papel importantíssimo em diversas esferas da sua vida. E não seria diferente no caso da mente, não é? Busque uma alimentação equilibrada e que consiga suprir as suas necessidades, melhorando as carências de certos nutrientes, e garanta a energia que você precisa!

Acredite: essa falta pode fazer com que seu cérebro tenha parte do seu rendimento comprometido. Então, invista nas refeições, principalmente no café da manhã, quando o cortisol começa a trabalhar e estimula diversos outros hormônios em seguida.

Faça exercícios físicos

Fazer atividade física também é ótimo para manter sua mente em pleno funcionamento. Afinal de contas, é um momento para você cuidar do seu corpo. Essa atitude se reflete diretamente na sua mente. Além disso, a pratica de atividades físicas libera endorfina, uma substância produzida pelo cérebro que aumenta o bem-estar e diminui o estresse.

Invista na respiração para relaxar

Respirar de forma profunda é um dos melhores métodos para relaxar – tanto o corpo quanto a mente. Ao respirar profundamente, de forma diafragmática (quando o ar chega até o abdômen), você oxigena melhor os pulmões e o cérebro, melhorando seu funcionamento.

Nós respiramos assim quando somos bebês, mas, depois de um tempo, desaprendemos e começamos a respirar de maneira mais rápida e curta. Isso transmite uma sensação de angústia e perigo ao seu corpo, fazendo com que você fique mais estressado e tenha mais dificuldade em relaxar. Portanto, há motivos de sobra para respirar com mais calma e de forma plena.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem é tudo de bom, não é? Além de fazer com que você fique mais descansado, dormir ajuda no equilíbrio das atividades cerebrais. Tudo isso porque, enquanto dorme, você também “desarma” o seu corpo das atividades hiperativas.

Relacione-se

Ter uma vida social ativa e aproveitar bons momentos com os amigos, com o namorado ou com a família também é uma ótima maneira de manter a mente sã. A sensação de amar e se sentir amada alivia muito as tensões da mente e fazem com que você viva melhor.

Exercite a mente

Não deixe nunca de aprender, pois isso pode atrofiar as funções do cérebro. Já foi comprovado que as doenças degenerativas cerebrais, como o  Alzheimer, atingem menos as pessoas que exercitam a mente de maneira intensiva. Então lembre-se: leia bastante, aprenda coisas novas e coloque os neurônios para trabalhar!

Procure ajuda profissional

Se achar que é necessário, não hesite em procurar a ajuda de um profissional. Você pode manter sua mente em bom estado de funcionamento com a ajuda de um psicólogo, através da psicanálise, por exemplo, ou de um psiquiatra. Afinal, uma ajudinha é sempre bem-vinda e fazer terapia pode trazer muitos benefícios.

Com todas essas dicas, você tem tudo em mãos para ter sua saúde mental em dia. Mas agora tudo depende de você: não deixe de praticar e colher os benefícios! Caso você tenha algum tipo de dúvida ou questionamento, não deixe de compartilhar seu comentário abaixo. Nos encontramos em breve!

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