Programação neurolinguística: 5 benefícios para você conhecer

Casal pensando e discutindo sobre programação neurolinguística

Muitas vezes sentimos dificuldades em melhorar alguns aspectos em nossa vida pessoal e profissional, mas nem sempre conseguimos identificar o que nos limita. Nesse sentido, a programação neurolinguística (PNL) pode contribuir de forma eficaz para alcançarmos nossos objetivos.

Nosso comportamento é predeterminado pela genética. Embora ele seja, até certo ponto, modificado ao longo de nossa vida, algumas atitudes inconscientes podem bloquear a capacidade de expandir habilidades necessárias para atingirmos uma vida plena.

Neste artigo, abordaremos os possíveis motivos que nos impedem de estabelecer metas e alcançar o sucesso, bem como os benefícios que podemos obter com algumas técnicas e ferramentas. Confira!

O que é Programação Neurolinguística (PNL)?

É uma metodologia desenvolvida na década de 70, utilizada para identificar por que algumas pessoas com as mesmas habilidades conseguem alcançar o sucesso e outras não. Ela auxilia a atingir os resultados desejados, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, gerando modelos mentais com base em atitudes de sucesso.

Os modelos mentais, que por vezes nos limitam, são formados por nossas vivências, interesses, valores, crenças e motivações individuais, resultando em comportamentos e percepções de mundo de forma individual.

Como funciona a PNL

Essa metodologia gera novos padrões de pensamentos emocionais e comportamentais ideais por meio da alteração dos modelos que limitam o crescimento pessoal ou profissional.

Com base nessa alteração é possível compreender melhor o funcionamento interno e identificar nossos modelos mentais para que possamos questionar e refletir sobre os mesmos, ressignificando-os, quando necessário.

Quais os principais benefícios?

A PNL é uma metodologia eficaz para atingir mudanças rápidas e objetivas em questões emocionalmente complexas, como a depressão, vícios, fobias, insegurança e timidez. Também auxilia nas dificuldades para estudar ou, até mesmo, em casos de resistência para praticar exercícios.

Seus benefícios são reconhecidos por meio da modificação de comportamentos, que tem por foco os gatilhos que disparam atitudes e posturas improdutivas, impedindo o sucesso pessoal ou profissional. A seguir veremos 5 benefícios que a PNL pode oferecer:

1. Diferenciação do real e imaginário

Nossa mente não consegue distinguir a realidade do imaginário. Nesse sentido, a PNL oferece ferramentas para exercitar pensamentos positivos com efeitos reais.

2. Construção de padrões comportamentais

O treinamento em Programação Neurolinguística promove a reprogramação de modelos mentais. Dessa forma, com base no espelhamento de hábitos e comportamentos de sucesso, constrói novos padrões comportamentais para o alcance da excelência pessoal e profissional.

3. Maior domínio do próprio comportamento

O controle das emoções é importante para a convivência social de forma adequada. Para tanto, é necessário desenvolver o autoconhecimento. Com técnicas especiais, a PNL auxilia na aptidão dessa capacidade.

4. Clareza na identificação de metas e objetivos

É de fundamental importância ter clareza para identificar o que queremos alcançar e de que modo podemos atingir nossos sonhos e objetivos. Desse modo, é necessário mapear metas e objetivos.

A PNL oferece algumas técnicas e ferramentas que proporcionam meios para a elaboração desse mapeamento, conforme veremos a seguir:

  • S.M.A.R.T. — utiliza práticas para planejar e gerenciar metas pessoais e profissionais. A definição das metas é feita a partir de questionamentos quanto a objetivos específicos e possibilidades para alcançá-los;
  • 5W2H — conjunto de diretrizes que promove um entendimento claro sobre todos os aspectos que precisam ser desenvolvidos para atingir uma meta, que visa a obtenção de respostas sobre: “o que?”, “por quê?”, “onde?”, “quando? “, “por quem?” “como?”, e “quanto?” vai custar a ação.

5. Facilidade em resolver conflitos

Para tratar e resolver conflitos internos e interpessoais, a PNL conta com diversas técnicas, incluindo as de ressignificação, integração dos conflitos e alteração de posições perceptivas.

Além dessas, há também técnicas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de comunicação, como o metamodelo, a calibração e métodos de comunicação não verbais.

A abordagem básica da PNL para o tratamento de conflitos se orienta na resolução de um problema em um nível diferente do pensamento que o provocou.

Conforme vimos, a Programação Neurolinguística é indicada para pessoas que buscam melhorias no seu desempenho pessoal ou profissional. Essa metodologia é especialmente indicada para um Coach, por oferecer ferramentas que auxiliam no autoconhecimento e reprogramação dos modelos mentais.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe essas informações nas redes sociais. Seus amigos também podem se interessar pelo assunto.

2 comentários para este post
  1. Quero fazer o curso de neurolinguística

    • Olá Ezequiel!
      Atualmente a SBPI não oferece curso de neurolinguística.

Deixe uma resposta