Por que fazer uma pós-graduação em Psicanálise com ênfase em Freud?

A pós-graduação em Psicanálise com ênfase em Freud é um mergulho em autoconhecimento, afinal, Freud criou as bases teóricas da psicanálise e foi responsável por diferenciá-la de outros tipos de estudos científicos da área.

O trabalho de Freud é complexo e abrange diversos temas, permitindo uma proximidade emocional, ao passo que exige um distanciamento para que seja possível a compreensão do conceito.

Neste artigo, você vai descobrir porque fazer essa pós-graduação vai mudar a sua carreira profissional. Vamos lá!

Pós-graduação em Psicanálise Freudiana é atemporal

A teoria freudiana continua atual, pois, por mais que a sociedade mude, os problemas emocionais são universais e pertencentes ao ser humano. Prova disso são alguns conceitos freudianos que continuam sendo utilizados, como: funcionamento mental de forma inconsciente e a maneira como o complexo de Édipo contribui para a construção do sujeito.

Além disso, Freud criou as bases da terapia psicanalítica: interpretação, associação livre, resistência e transferência, conceitos da psicanálise que orientam o analista, ainda que ele não siga a orientação teórica freudiana.

Possibilita o conhecimento da origem da psicanálise

A teoria freudiana não é fechada e trata de enfoques teóricos considerando a pluralidade de situações do dia a dia. Freud criou a terapia da conversa, que é essencial para os terapeutas da atualidade.

Ele observou que falar é essencial para aliviar os problemas a partir de uma paciente de seu colega Josef Breuer, que apresentava sintomas de paralisia, alucinações e visão turva. Na época, os ataques eram chamados de histeria, mas durante o tratamento foi possível observar que, ao falar sobre os problemas e experiências, os sintomas da paciente eram aliviados.

Promove autoconhecimento

O autoconhecimento faz muita diferença, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Através dele é possível descobrir a origem de dores emocionais, assim como de limitações, pânicos, conflitos e medos.

A teoria freudiana permite mergulhar em autoconhecimento na busca por saber quem realmente somos e ajuda a encontrar respostas ou, até mesmo, descobrir perguntas que nunca fizemos.

Em outras palavras, a pós-graduação em psicanálise é mais que um investimento na carreira, pois também trata de assuntos emocionais do próprio aluno.

É acessível para diferentes tipos de profissionais

Para estudar a teoria freudiana não é necessário ter uma formação específica. A pós-graduação em psicanálise com ênfase em Freud é voltada para profissionais da saúde, profissionais das áreas de ciências humanas e ciências sociais, profissionais da educação, graduados em curso superior em qualquer área, estudantes de graduação e pessoas sem formação que estejam interessadas em autoconhecimento.

A pós-graduação em psicanálise abre um leque de oportunidades, pois o mercado precisa de profissionais qualificados. Além dos benefícios relativos a autoconhecimento, também é a chance de ter destaque no mercado e conseguir atrair novos clientes.

Com o passar dos anos, as pessoas estão cada vez mais tomando ciência da necessidade de fazer psicanálise para compreender melhor suas próprias emoções e conseguir lidar com as situações difíceis do dia a dia. Por ser abrangente e atual, a orientação teórica freudiana cumpre esse papel e pode ser um diferencial para o profissional.

Está pronto para começar a pós-graduação em psicanálise? Conheça nosso curso e tenha acesso completo às primeiras teorias psicanalíticas.

8 comentários para este post
  1. Boa tarde. Pensei em fazer uma pós em psicanalise, por isso me inscrevi no curso gratuito de 20h, mas depois que só consegui acessar ate a 5º aula fiquei com medo, tenho medo de pagar e não chegar os conteúdos que eu preciso para estudar assim como aconteceu no curso gratuito que vocês ofereceram.

  2. Gostaria de obter informações sobre o cursos de formação em psicanalise, qto tempo, valores e certificado como funciona.
    No aguardo

    Att

    Paula

    • Olá Paula,
      Veja em seu e-mail as informações completas sobre o curso de formação em psicanálise integrativa.
      Se preferir, entre em contato com nosso atendimento: comercial@sbpi.org.br | whatsapp (11) 98369-3894

  3. Olá, gostaria de mais informações sobre esse curso a distância.
    Poderia, por favor, me mandar o conteúdo é o valor?
    Desde já agradeço a atenção.

Deixe uma resposta