O que é o transtorno de personalidade paranoide?

Já pensou em como seria viver em um mundo onde todos falam mal de você pelas costas ou estão prestes a te atacar? Ou em um ambiente em que não é possível confiar em ninguém, mesmo naqueles mais próximos?

É assim que vive uma pessoa com transtorno de personalidade paranoide. Esse transtorno é caracterizado por um padrão de desconfiança generalizada que impede o relacionamento de forma saudável com outras pessoas.

Conhece alguém com essas características? Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Confira a seguir as principais informações sobre os sintomas, causas, diagnóstico e tratamento para este distúrbio!

Quais são os sintomas?

Imagine que você ofereceu ajuda a uma pessoa e ela logo interpretou como se você estivesse duvidando da capacidade dela.

Isso pode acontecer com pessoas com o transtorno de personalidade paranoide, pois elas frequentemente se mostram hipervigilantes. Assim, toda e qualquer brincadeira, piada, ou mesmo conversa podem ser interpretadas como um ataque com intuito de ofender e ameaçar.

As pessoas que sofrem com essa alteração psíquica costumam não fazer confidências, nem falar sobre si por medo de que essas informações sejam usadas contra elas futuramente. Elas estão sempre preocupadas com a sua reputação e acreditam, injustificadamente, que estão sendo traídas pelos parceiros amorosos.

Com certeza, este é um cenário atordoante e o sofrimento que essas pessoas enfrentam é intenso.

Como é feito o diagnóstico?

Estima-se que até 5,1% da população seja acometida pelo transtorno, sendo que sua incidência prevalece no público masculino. As causas dessa alteração psíquica são associadas a fatores biológicos, psicológicos e sociais, embora não se saiba ao certo qual fator é preponderante.

O diagnóstico é feito através de exame clínico, ou seja, não há um exame físico que comprove a existência do distúrbio. Um psiquiatra ou psicólogo consegue detectá-lo por meio do histórico clínico e das características apresentadas pelo paciente.

O transtorno de personalidade paranoide pode vir associado a outros acometimentos como agorafobia, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, outros transtornos de personalidade, de pensamento e de ansiedade. Assim, é preciso atenção redobrada para que não ocorra confusão na hora do diagnóstico.

Existe tratamento?

Um jovem chega a um consultório psiquiátrico relatando ter medo de sair de casa, pois é sempre perseguido na rua por estranhos que querem te sequestrar. Ele fala também de um término recente com a namorada, por causa de sinais que ela emitia por pensamento para mandar mensagens românticas a outros rapazes. Se sente sozinho e acredita que estão conspirando contra ele no ambiente familiar.

Esse pode ser um caso de uma pessoa com transtorno de personalidade paranoide e não há um remédio específico para tratar diretamente os sintomas.

Sendo assim, os tratamentos mais indicados são a psicoterapia ou análise psicanalítica, voltadas para o trabalho da autoconfiança, a construção de ferramentas para melhorar a interação social e a elaboração de habilidades de enfrentamento gerais.

Também são usados medicamentos para amenizar alguns sintomas, como ansiedade e depressão. Vale destacar que é preciso cuidado para não se esquecer de tratar conjuntamente as comorbidades associadas.

Sem dúvidas, o transtorno de personalidade paranoide pode trazer sofrimento intenso tanto para o paciente acometido quanto para as pessoas mais próximas.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos que a Psicanálise têm se dedicado? Assine a nossa newsletter e mantenha-se informado!

Deixe uma resposta