Entenda o que o curso de Sexualidade Humana aborda

Várias questões relacionadas ao corpo e ao sexo ainda são um tabu para muitas pessoas. Na verdade, a incompreensão dos próprios desejos e concepções equivocadas sobre o assunto são a fonte de diversos dos conflitos psicológicos sofridos atualmente.

Para ajudar o paciente a lidar com suas dúvidas e receios, o profissional precisa saber pisar nesse terreno delicado. Nesse sentido, fazer um curso de Sexualidade Humana pode ser fundamental para ter o direcionamento necessário.

No post de hoje, veremos qual é o conteúdo abordado nesse curso, além do objetivo desse aprendizado e da metodologia utilizada. Interessado? Continue lendo e confira para quais profissionais ele é destinado!

Quais são os objetivos e a metodologia do curso de Sexualidade Humana?

Basicamente, o objetivo do curso é promover um maior entendimento sobre como o corpo e a mente se relacionam, e de que forma um influencia o outro quanto à sexualidade. Afinal, associações equivocadas entre o físico e o psíquico são a porta de entrada para que problemas emocionais e sexuais se instalem.

Com uma visita às teorias de Freud e de outros grandes nomes da história da Psicologia, é possível ter uma melhor percepção sobre as construções psíquicas que são feitas desde a infância — em nível consciente e inconsciente — em relação ao sexo.

O curso segue a metodologia da educação a distância, o que permite ao profissional adquirir conhecimento com mais autonomia e sem prejudicar sua rotina. Assim, os estudos são realizados em qualquer hora e lugar, conforme o tempo livre do aluno.

Que conteúdo é visto nesse curso?

Para trabalhar questões de ordem tão íntima, o terapeuta precisa abordar o tema durante os seus encontros com suavidade, clareza e sem o peso da censura ou do preconceito. Isso não deve ser constrangedor, assim como não precisa carregar um tom estritamente educativo.

É fundamental, portanto, ter um domínio teórico sobre os porquês e os tabus da sexualidade humana — justamente o que é visto em um curso específico. Seu conteúdo abrange assuntos como:

  • virgindade;
  • revolução sexual;
  • mitos do corpo perfeito;
  • sexualidade em todas as idades;
  • descoberta feminina;
  • descoberta masculina, entre outros temas que merecem atenção.

Para qual público ele é destinado?

O curso de Sexualidade Humana é destinado aos profissionais de diferentes campos de atuação, incluindo aqueles que trabalham nas áreas da saúde e da educação, bem como os formados nas demais profissões das Ciências Humanas. Seu público-alvo também inclui estudantes de curso superior que querem ampliar seus saberes e pessoas interessadas em obter mais autoconhecimento.

Ao final do curso, os alunos recebem o certificado que comprova atualização e qualificação para trabalhar com o tema estudado. Esse aprendizado se enquadra na categoria dos Cursos Livres, ou seja, compreende o nível de aperfeiçoamento e ainda é válido para enriquecer o currículo do profissional.

Então, se você tem interesse em ampliar o seu repertório teórico e adquirir um conhecimento aprofundado nesse tema, o curso de Sexualidade Humana é a escolha certa! Esse aprendizado lhe proporcionará uma visão bem mais abrangente para realizar um bom atendimento e ajudar os seus pacientes a compreender seus bloqueios e questões.

Se gostou deste post e ficou interessado, confira mais informações sobre o curso agora mesmo!

Deixe uma resposta