Curso EAD vale a pena? Veja quais são os benefícios

O formato de ensino online tem se popularizado e alcançado uma quantidade cada vez maior de estudantes. Isso se deve, entre outros motivos, à pressa dos tempos modernos e à dificuldade que as pessoas encontram para assumir compromissos que preencham muito de sua rotina. Mas, será mesmo que optar por um curso EAD vale a pena?

Se você tem pensado na possibilidade de iniciar um curso a distância, mas ainda tem dúvidas se esse é um bom caminho a seguir, não se preocupe! Este post vai mostrar a você quais são as principais vantagens de estudar online. Não deixe de conferir!

Acessibilidade e praticidade

Essa é a vantagem que mais atrai os adeptos dos cursos online. Você pode estudar no conforto da sua própria casa, ou em qualquer outro local que queira, basta ter um notebook e uma boa conexão com a internet.

E o principal: seu horário de estudos é livre. Desde que você cumpra a carga horária e consiga realizar todas as atividades propostas, pode estudar na hora que puder, sem prejudicar sua rotina. Os materiais estão sempre disponíveis na plataforma de ensino, e podem ser vistos e revistos até que você tenha compreendido todo o conteúdo, ou seja, é o aluno quem define e adapta seu próprio ritmo de estudos.

Custo reduzido

As mensalidades dos cursos presenciais e online podem variar de acordo com a instituição de ensino. Mas, ainda que o valor de ambos não tenha muita diferença, há outros custos envolvidos no orçamento dos estudantes.

Quem opta pelo ensino a distância, acaba poupando os gastos com transporte e alimentação fora de casa. Também podemos considerar o menor custo com material didático e xerox, já que os conteúdos são disponibilizados em formato digital.

Economia de tempo

Logo acima, falamos sobre flexibilidade de horário e sobre a possibilidade de estudar na hora que puder e onde quiser. Ainda nessa linha, outro fator que pesa muito na escolha entre um curso presencial ou EAD é a economia de tempo. Isso porque, ao estudar online, você não fica horas e horas preso no trajeto, não perde tempo com trânsito, transporte público, afastamento de outras atividades etc.

Autonomia

Com mais liberdade, a responsabilidade também aumenta! Apesar de o curso apresentar todas essas vantagens em relação à modalidade presencial, o nível de empenho do aluno deve ser o mesmo, ou até maior. Estudar em casa não significa que o aprendizado seja menos aprofundado.

Para que você realmente absorva o conteúdo e consiga extrair o máximo proveito das aulas, é necessário se dedicar intensamente. Não se esqueça de que você tem total autonomia para se dedicar aos estudos quando quiser, e é o único responsável pelo seu bom aproveitamento.

Curso EAD vale a pena na maioria das situações

Até aqui você viu que optar pelos estudos online têm muitos benefícios. Agora, se você estiver se questionando se também existem desvantagens em fazer um curso EAD, a resposta é: depende!

Isso mesmo. Depende do seu perfil, da sua facilidade de aprendizado e da sua disciplina. Há pessoas que dispersam facilmente a atenção e não conseguem obter um bom rendimento fora do ambiente tradicional de ensino.

Então, em quais situações um curso EAD vale a pena? Desde que você realmente se comprometa com seus estudos, essa opção é bastante viável em vários casos. Especialmente diante da falta de tempo para conciliar trabalho e estudos, ou se o local do curso é muito distante da sua residência.

Conseguiu aclarar suas dúvidas? Se você chegou à conclusão de que optar por um curso EAD vale a pena, não perca mais tempo. Pesquise, informe-se e encontre um local de qualidade, que ofereça bons cursos online na área de seu interesse e ajude a ampliar seus conhecimentos e a consolidar sua profissão.

Se o seu interesse é na área da Psicanálise, entre em contato com a SBPI e conheça um pouco mais sobre os nossos cursos.

Deixe uma resposta