Conheça 7 psicólogos famosos e suas histórias!

Ao longo dos anos, a psicologia evoluiu graças a contribuições de grandes pensadores, que representaram um marco e desenvolveram estudos que mostravam ideias e conceitos inovadores para suas épocas.

O trabalho desses estudiosos é de suma importância para a história da psicologia. Para conhecer um pouco mais sobre alguns desses nomes e suas trajetórias, confira nosso artigo sobre 7 psicólogos e psicanalistas famosos.

1. Alfred Adler (1870 – 1937)

O psicólogo austríaco foi um estudioso influente e fundador da chamada psicologia individual. Adler foi um discípulo de Freud, porém, rompeu com a psicanálise e desenvolveu sua própria linha de pensamento.

De acordo com sua teoria, o meio social e o modo como o indivíduo se esforça e se preocupa para alcançar as expectativas preestabelecidas pelo ambiente formam as bases do comportamento humano. Ele também desenvolveu o conceito de Complexo de Inferioridade, que surge desse conflito entre o indivíduo e o meio.

2. Alois Alzheimer (1864 – 1915)

O nome desse médico e estudioso é popularmente conhecido, já que ele descobriu a doença de Alzheimer. Além de ter dedicado sua vida a estudar essa e muitas outras psicopatias, Alzheimer contribuiu para mudar a visão que o mundo tinha de doenças causadas por alterações cerebrais.

3. William James (1842 – 1910)

Considerado o pai da psicologia americana, William James estudou filosofia e medicina e se destacou na psicologia, publicando várias obras importantes nessa área. Foi um dos fundadores e grande defensor do conceito do pragmatismo, segundo o qual um sentido é dado pelos desdobramentos práticos que acarreta, uma concepção que exerce extrema influência até os dias de hoje na cultura americana.

4. C. G. Jung (1875 – 1961)

Carl Gustav Jung era um influente discípulo de Freud, porém rompeu com a psicanálise e criou a psicologia analítica, em que o conceito central é a individuação. O suíço desenvolveu várias teorias importantes, como as ideias de introversão e extroversão, inconsciente coletivo, arquétipos, complexos e sincronicidade.

5. Jacques Lacan (1901 – 1981)

O psicólogo e psicanalista francês foi um importante teórico dentro da psicanálise e um grande estudioso da obra de Freud. Aproximou-se da psicanálise por conta do surrealismo. Desenvolveu um pensamento inovador, uma vez que explorou os mecanismos de expressão, a linguística e a lógica a fim de apresentar uma nova configuração para o conceito do inconsciente.

6. Melanie Klein (1882 – 1960)

A psicóloga e psicanalista austríaca foi pioneira e uma das maiores referências na psicologia infantil. Ela desenvolveu um processo terapêutico para crianças em que, por meio de atividades lúdicas como pinturas e jogos, os pequenos poderiam expressar suas emoções. Conta a história que seu interesse por esse assunto foi motivado porque ela mesma tentava entender os próprios filhos.

7. Erik Erikson (1902 – 1994)

O psicólogo alemão estudou com Anna Freud, importante pesquisadora sobre a psicologia infantil. Por conta de suas próprias experiências infantis na escola, se interessou pelo assunto e passou a trabalhar atendendo crianças.

Formulou a teoria de que o desenvolvimento psicossocial das pessoas acontece por conta de uma crise, um momento de conflito decisivo em que não existe outra saída a não ser a mudança.

Esses grandes pensadores e psicanalistas famosos mudaram a psicologia e a nossa visão sobre o mundo. Suas ideias, teorias e histórias são essenciais para a evolução da compreensão que temos sobre a mente humana.

Gostou do nosso artigo? Então conte para a gente nos comentários o que achou da nossa seleção!

Deixe uma resposta