Como melhorar minha performance profissional?

Uma das ferramentas mais eficientes para o crescimento profissional é o feedback. Receber críticas saudáveis e orientações sobre a maneira como as tarefas são executadas permite que o profissional aprenda e melhore sua performance profissional.

Entretanto, profissionais liberais como psicólogos, psiquiatras e terapeutas quase nunca recebem retorno sobre seus serviços, ficando algumas vezes sem parâmetros para promover o seu próprio desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, o sucesso em sua vida pessoal e profissional é tido como indicativo de que seus serviços e consultorias de coach são muito bons.

Se você vive esse paradigma e deseja melhorar sua performance profissional, saiba como tornar-se mais produtiva e eficiente, e atraia mais clientes por meio do seu próprio sucesso! Acompanhe.

Faça um planejamento de vida

A vida pessoal e a profissional não vivem em conflito, como algumas pessoas reclamam. Elas se complementam e, por isso, não devem ter planejamentos totalmente independentes.

Fazer um planejamento de vida é traçar tudo aquilo que precisa ser feito para conquistar um sonho, como fazer uma viagem sabática para a Índia ou montar um consultório próprio.

Saiba definir prioridades

Será preciso abdicar de alguns consumos da vida pessoal para realizar o planejamento feito. Também será necessário buscar novas qualificações para tornar-se uma profissional de referência e aumentar o volume ou o valor de suas consultas a fim de fazer investimentos maiores posteriormente.

Seja qual for o plano, muitas vezes, definir prioridades representará a negação da realização de um desejo menor em prol de outro muito maior, ou seja, definir prioridades é uma forma de canalizar seus esforços baseando-se nos objetivos de vida traçados.

Faça uma gestão eficiente do seu tempo

O tempo é um recurso não recuperável e por isso deve ser bem administrado. Além de valioso, realizar tarefas com o tempo bem delimitado e sem atropelos faz com que o profissional absorva muito mais aprendizados das experiências do que se estiver preocupado com prazos e atrasos.

Diminua distrações para potencializar a performance profissional

Outro ponto da gestão eficiente do prazo é a diminuição ou retirada completa de distrações na hora do trabalho.

Celulares e redes sociais são uma mistura tentadora, mas sempre acabam proporcionando atrasos e procrastinação. Identifique os fatores de distração mais relevantes em suas rotinas e retire-os do seu ambiente de trabalho.

Comemore metas atingidas

Comemorar o sucesso com metas atingidas é uma forma de criar memórias positivas e motivadoras para as próximas etapas. Por isso, sempre que vencer uma etapa, comemore e faça uma reflexão de tudo e de todos que contribuíram para a conquista.

Repita as atitudes positivas e corrija aquelas que eventualmente possam ter prejudicado a conclusão.

Escolha uma válvula de escape

Como o planejamento de vida não é um roteiro certeiro, algumas complicações podem surgir na busca da melhoria da performance profissional, o que deve ser encarado como oportunidades de agregar ainda mais conhecimento.

Contudo, nem sempre apenas essa consciência profissional é suficiente. É preciso também usar uma válvula de escape para desestressar, recarregar as energias, para conseguir ver o problema com outra perspectiva.

Se você já trabalhou no ambiente corporativo e agora está investindo em sua carreira como profissional liberal, como psicanalista, por exemplo, sabe que todas essas características são muito bem-vindas para a melhoria da performance profissional.

Você já aplica algumas delas em sua vida? Comente agora compartilhando sua vivência e outras dicas!

Deixe uma resposta