Como a psicanálise pode ajudar na vida profissional? Entenda!

A vida profissional pede cada vez mais equilíbrio. Afinal de contas, nela temos que saber como lidar com a liderança, com os pares, com os clientes e com diversos públicos – o que pode, muitas vezes, não ser tão fácil.

Para resolver esse impasse e lidar melhor com a situação, muitas pessoas têm optado pela terapia, trabalhando bem a cabeça, o comportamento e a personalidade para conseguir sucesso nesse desafio. Veja hoje como a psicanálise pode ajudar nesses casos!

Grandes oportunidades

Para ser verdadeiramente assertivo no trabalho, é importante ser eficaz. E essa eficácia, por sua vez, tem um envolvimento direto com a facilidade de se relacionar bem e gerenciar conflitos, afinal de contas, eles acontecem com uma recorrência cada vez maior.

Para conquistar isso, a observação e a auto-observação são pontos muito importantes, pois ajudam na compreensão e na empatia, características fundamentais para o trabalho.

Veja como as pessoas se portam, o que elas revelam como valores e todos os detalhes que sejam relevantes para você. Assim, você conseguirá perceber quais comportamentos deve copiar, quais deve evitar e ainda que caminho deve seguir para se relacionar com cada um deles.

Além disso, a auto-observação também pode trazer ganhos incríveis, pois percebemos nossas fraquezas e pontos de melhoria, assim como os pontos que nos destacam. Tendo essas ferramentas e fazendo um uso adequado, você vai conquistar muitas mudanças, se relacionar melhor e pode até mesmo abrir portas de promoções no emprego.

Gerenciamento de equipes

Engana-se quem pensa que a terapia pode ajudar apenas as pessoas que se reportam aos líderes. A observação pode ajudar muito na hora de gerir a sua equipe, explorando os pontos fortes e ajudando a sanar possíveis dificuldades.

E não é só isso: ela ajuda também a tratar os conflitos que podem surgir dentro do grupo, como com algum colaborador desestimulado ou aquele que tem um perfil mais tempestuoso. Assim, você conseguirá atuar de forma mais certeira – o que não é nada fácil!

Os problemas, sejam eles entre os pares ou com a liderança, podem trazer sentimentos de desgaste, aversão, desmotivação, estresse e ansiedade. Motivos de sobra para mudar a conduta e melhorar a performance do time, certo?

Aceitação de diferenças na vida profissional

O trabalho em equipe envolve pessoas muito diferentes e, para ter sucesso, é importante saber lidar com elas da forma mais saudável e natural possível. Para ajudar, a terapia pode revelar estratégias comportamentais e de tratamentos que podem auxiliar bastante.

Sendo mais leves nos relacionamentos, conseguimos ceder com mais facilidade, entender o lado do outro e saber que as pessoas podem ser igualmente competentes de maneiras diferentes.

Além disso, a psicanálise também pode ensinar a lidar com os sentimentos e a encontrar a tão sonhada satisfação na vida profissional com mais facilidade. Continuar se desenvolvendo e lidar bem com os pares pode ser um ótimo caminho para ter sucesso e autocontrole, pontos em que a terapia pode auxiliar muito.

Como você pode perceber, os problemas recorrentes da vida profissional podem precisar de um tratamento mais profundo e específico, como a terapia. A psicanálise pode ser uma grande aliada, trazendo ganhos incríveis para você e sua equipe.

E você, já começou a analisar alguns pontos da sua carreira e ficou com alguma dúvida? Não deixe de compartilhar suas reflexões nos comentários abaixo. Nos encontramos na próxima!

Deixe uma resposta