Charles Brenner: Noções Básicas de Psicanálise

charles brenner

Por Drª Fátima Mora

A aventura pelo caminho do autoconhecimento inicia-se com o livro  indicado pela SBPI como referência da obra de Freud : Charles Brenner, Noções Básicas De Psicanalise. Charles foi professor de psiquiatria da Escola Médica de Yale, didata do Instituto Psicanalítico de Nova York.

Aviso aos neófitos que a leitura exige extrema concentração, e alguns retornos aos capítulos anteriores são necessários. A disposição dos temas foge um pouco a lógica da didática, não fornecendo muito apoio para pesquisas por tema.  Para a leitura, sugiro que utilizem um bloco de anotações ou outra forma, pois que será inevitável seu uso além dos quadros sinóticos.

Pequenos resumos dos capítulos anteriores são feitos no capítulos complementares. Esse livro de Charles Brenner representa o acervo de informação básica sobre a teoria do processo de Sigmund Freud, tal como o desenvolveram e o conceberam Hartmann, Kris e Loewenstein, e Anna Freud.

Chamo a atenção para os 5 primeiros capítulas que contem os mais importantes postulados da teoria freudiana. Sugiro que adquiram algum dicionário de psicanálise que seja indicado pelo professor Charles Brenner para facilitar o entendimento do mesmo.

O capítulo 7 , que trata do tema mais marcante no qual Freud se envolveu no inicio dos anos 1890, pode ser completado lendo o Livro Interpretação dos Sonhos .

Hoje tentei entrar no site Estante Virtual para procura-lo mas achei apenas livros da 3ª. edição. Quero chamar a atenção para que ao procurar o livro, busquem a 5a. edição que tem uma revisão que o torna mais fácil de ler, não que seja algo isento de trabalho e dedicação por parte do iniciante.

Uma boa leitura!

Deixe uma resposta