6 dicas de como atrair clientes para seu consultório de psicanálise

Mesmo com um excelente currículo, muitos profissionais ainda enfrentam o drama de encarar um consultório vazio, principalmente em profissões que lidam com a saúde mental, como a psicanálise, que ainda enfrenta preconceitos ou a falta de conhecimento de pessoas que precisam de tratamento.

No post de hoje, reunimos 6 dicas fundamentais para quem deseja melhorar as suas estratégias de divulgação e atrair mais clientes para o seu consultório de psicanálise!

Defina o seu público-alvo

Saber qual o perfil que sua marca atinge é uma maneira de definir melhor as suas ações. Essa é uma dica que serve para qualquer tipo de negócio. Ela não implica diretamente na ideia tradicional de marca de negócios, mas em um conjunto de aspectos e especificidades que dão ao seu empreendimento a cara que ele tem.

Preste atenção em aspectos como faixa etária, sexo, idade e atuação profissional dos pacientes. Diante dessas características, será mais fácil traçar um perfil do seu público e entender por que eles procuram o seu trabalho ou como você pode melhorar o seu atendimento seja através de uma nova abordagem, outras especializações ou uma mudança na infraestrutura do seu consultório.

Utilize a tecnologia como aliada

Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp… Hoje é muito difícil que um paciente não tenha acesso a pelo menos um desses recursos. A tecnologia é uma excelente ferramenta de divulgação, e a internet é a maior fonte de pesquisa para quem está à procura de um especialista, superando até o tradicional “boca a boca”.

Comece se inscrevendo em sites de divulgação, envie e-mails com novidades do seu consultório e confirme consultas por SMS. Criar um perfil em uma (ou mais de uma!) rede social ou um blog com artigos próprios também te ajudam a se posicionar em rankings de busca no Google.

Essas ações simples, além de facilitarem a vida dos seus pacientes, ajudam a atrair clientes cada vez mais antenados com a tecnologia.

Conheça as necessidades dos seus clientes

Muitos pacientes não costumam voltar a um consultório após a primeira consulta. São diversos fatores que motivam essa decisão, como a falta de identificação ou empatia com o psicanalista. Essa evasão impulsiona não somente a perda desses pacientes, como dos seus amigos e familiares que não receberão a sua indicação.

Para evitar que isso aconteça, é preciso conhecer as suas necessidades. Seja empático, pense no que o aflige, pergunte claramente o que o trouxe até ali e dê algumas garantias de como você poderá ajudá-lo durante as consultas.

Estabeleça um bom networking

Clientes são os maiores agentes de divulgação de qualquer empresa. Pense em você mesmo: antes de comprar um produto de uma loja que você não conhece, costuma buscar o feedback de quem já realizou uma compra antes, não é mesmo?

Com a psicanálise isso também acontece. As indicações são os maiores atrativos de novos clientes, por isso estimule de maneira sutil que os seus pacientes divulguem o seu trabalho.

O mesmo vale para outros profissionais. Mantenha uma rede de contatos com médicos, psicólogos e outros psicanalistas. Coloque-se à disposição e indique-os para os seus próprios pacientes.

Essa parceria é fundamental para que você seja o primeiro nome na lista de recomendações desses profissionais.

Saia do seu consultório

Um psicanalista tem como aptidão melhorar a relação do ser com o mundo, e para isso é preciso que ele saia da sua própria zona de conforto. Participe de eventos, ministre palestras e atue voluntariamente.

Essas são maneiras de não apenas divulgar o seu trabalho, como também de desmistificar preconceitos e aumentar a sua experiência como profissional.

Preze pelo bom atendimento

Mesmo que você siga rigorosamente uma cartilha de como atrair clientes, ou invista nas melhores estratégias de marketing, dificilmente fará com que seus pacientes retornem e divulguem o seu trabalho sem oferecer um bom atendimento.

Essa excelência depende da sua competência profissional, capacidade empática, acessibilidade do seu consultório, além do trabalho da sua equipe.

Esteja atento à atuação dos seus colaboradores e não deixe de fazer pesquisas de opinião com os pacientes. O feedback deles é importante para que você consiga melhorar aspectos negativos, aumentar sua credibilidade e aprimorar seu posicionamento no mercado.

E você, quais estratégias utiliza para atrair novos clientes? Compartilhe nos comentários!

 

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