5 vantagens da hipnose clínica para seus pacientes

Embora a prática da hipnose seja entendida com alguma desconfiança pela academia científica, incluindo alguns psicanalistas, ela já foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, que reconhece que a técnica tem valor para a psicologia e outras áreas, como a psiquiatria e a neuropsicologia. Esse fato é muito importante, pois a hipnose clínica pode proporcionar muitas vantagens aos pacientes.

Separamos hoje cinco vantagens que o seu paciente obtém caso você opte por utilizar a hipnose clínica. Confira!

1. Alívio da dor sem necessidade de medicamentos

Uma das indicações básicas da hipnose clínica é o alívio da dor. Não se pode mentir ao paciente dizendo que a dor deixou de existir. Então, sugere-se que a dor se transformará em formigamento ou em calor. Com isso, a dor é reduzida e torna-se facilmente suportável, sem que seja necessário utilizar medicamentos.

2. Tratamento de distúrbios

A hipnoterapia já se mostrou extremamente eficiente para controlar distúrbios que são causados por impulsos como os transtornos alimentares, sexuais, vícios em jogos, dependência química, entre outros.

3. Tratamento dos medos fóbicos

Com a hipnose clínica é possível controlar o desencadeamento da doença do pânico, além de também auxiliar no controle da ansiedade e até nos componentes emocionais da depressão.

Pode ser acompanhada do uso de antidepressivos e outras formas de terapia, principalmente em casos como controle de impulsos suicidas e reativação dos valores da vida.

4. Auxílio na psicoterapia

Quando utilizada juntamente com a psicoterapia, a hipnose pode ser usada para auxiliar em vários tratamentos, desde a terapia infantil, em casos de hiperatividade de crianças autistas, a casos de conflitos familiares e conjugais, perdas emocionais e casos psicopatológicos.

5. Efeitos adversos incomuns e de curta duração

Embora ainda existam alguns profissionais que acreditam que a hipnose possa trazer efeitos irreversíveis, é necessário esclarecer que, mesmo que a pessoa entre em transe muito profundo, em algum momento ela vai dormir e, consequentemente, acordar depois.

Segundo um artigo, a maioria das informações a respeito da hipnose é fantasiosa, sendo que os efeitos fisiológicos ou psicológicos são bastante incomuns e, na maioria das vezes, de curta duração.

Ainda assim, alguns profissionais temem utilizar a técnica, principalmente em casos de regressão, quando é dito que o paciente pode não voltar mais à idade cronológica e mental após se deparar com um período traumatizante da infância. Esse medo é criado apenas para atingir a credibilidade do método, já que nunca foi comprovado que isso possa ocorrer de fato.

Os mitos relacionados à hipnose clínica

Por ter sido muito utilizada em programas televisivos e apresentações como forma de entretenimento, muitos acreditam que a hipnose esteja relacionada ao ocultismo. No entanto, ela é baseada em descobertas científicas, e já são muitos os profissionais que a utilizam, até mesmo médicos, dentistas e investigadores da área criminal.

Vale ressaltar que mitos como o fato de que apenas pessoas com a “mente fraca” são hipnotizáveis também estão relacionados à falta de conhecimento científico sobre o assunto. Portanto, antes de decidir-se por utilizar a técnica, é importante compreendê-la, até para acalmar os clientes, que muitas vezes têm uma ideia errada sobre essa prática. Além disso, também é importante apresentar as vantagens da hipnose clínica, para que eles se sintam confortáveis para passar pelo tratamento.

E você, pensa em utilizar a hipnose clínica? Ficou com alguma dúvida? Deixe suas observações no campo dos comentários!

 

1 comentário para este post
  1. Olá! Quero muito conhecer sobre hipnose e regressão! Embora ainda não tenha tido contato com essas técnicas, acredito que elas podem ajudar e muito a trazer conteúdos reprimidos.

Deixe uma resposta