4 formas que psicoterapia pode ajudar a melhorar um relacionamento

Relacionamentos amorosos funcionam à base de trocas, divisão de segredos e objetivos de vida, além de gerar conforto e segurança para ambos. Porém, a manutenção de um relacionamento é um desafio para os casais.

Algumas vezes é preciso dar o braço a torcer e admitir que o relacionamento precisa de ajuda. Não é sinal de que vocês vão se separar ou que tudo vai dar errado. É preciso entender que um relacionamento se desgasta por vários motivos, e eles podem ser contornados.

Para resolver alguns impasses que podem acontecer na vida a dois, a psicoterapia pode ser uma excelente ferramenta de novas descobertas sobre saber lidar com o outro e, dessa forma, melhorar um relacionamento. Pode ser um psicólogo, um psiquiatra, ou um psicanalista: o importante é pedir ajuda.

Confira, neste post, alguns pontos problemáticos entre o casal que a psicoterapia pode ajudar.

Melhora na comunicação

Um dos maiores problemas entre os casais é a incompatibilidade de compreensão entre eles. O que poucos sabem é que isso, na maioria das vezes, é causado pela falta de comunicação.

Nesse caso, o papel do psicoterapeuta é mostrar ao casal que é preciso explicar e garantir que o outro entendeu seu ponto de vista. Muitas vezes os integrantes do relacionamento pensam em como uma solução é óbvia para eles, mas não se dão conta de que pode não ser para o outro.

É importante que o casal entenda que a conversa é a melhor forma de deixar tudo esclarecido. A sinceridade com leveza é algo que deve ser primordial nas conversas, que devem constantes entre o casal. Essa mudança de atitude evita desgastes ao longo do tempo, além de ajudar no controle emocional.

Solução de problemas sexuais

Outro fator que pode trazer problemas no relacionamento é a falta ou a não sincronia do casal durante o sexo. Muitos casais tomam esse problema como um tabu, evitando procurar ajuda ou até mesmo falar sobre o tema.

O psicoterapeuta pode ajudar desenvolvendo uma conversa sadia para descobrir como e de onde surgiu o problema entre o casal. O profissional também pode sugerir uma aproximação entre os dois, como no início do relacionamento, para melhorar a qualidade das relações sexuais e a cumplicidade.

Superação de mágoas

Alguns casos podem ser resolvidos com sessões de terapia e conversa entre o casal, porém, algumas mágoas que possam ter ficado instaladas por traições ou palavras duras. Mesmo já perdoadas, algumas questões podem impedir que a relação volte a ser a mesma.

Na psicoterapia, é possível identificar os pontos que levaram a essa mágoa ou trauma com o outro, destrinchar os motivos pelos quais houve a situação e trabalhar o psicológico do casal para que não aconteça novamente.

Restabelecimento da união

Os compromissos do dia a dia podem afetar negativamente um relacionamento que já dura algum tempo. O casal acaba se dividindo para realizar os compromissos, até que o relacionamento se resume a dormir junto. Às vezes nem isso.

O psicoterapeuta traz nas sessões alguns exercícios para que o casal se reconquiste e volte a ser unido, como reservar um dia na semana para fazer um programa a dois, construir novos sonhos para serem conquistados, entre outros.

Melhorar um relacionamento é uma tarefa desafiadora e que exige vontade de ambas as partes. A ajuda profissional pode ser crucial nesse momento, ajudando a entender os pontos e trazendo à tona situações esquecidas que podem ser a causa do afastamento e dos problemas entre a dupla.

Gostou das nossas dicas de como melhorar um relacionamento? Conhece outras formas para que isso aconteça? Deixe um comentário!

1 comentário para este post

Deixe uma resposta